Quem tem a sorte de viver em zonas de campo sabe que há coisas que não têm preço e ter acesso a legumes da horta, que cultivamos ou que alguém nos dá e ter acesso a alimentos como foi o caso desta galinha do campo. De carne muito mais firme que o frango , necessita de ser cozida primeiro na panela de pressão. Esta é uma receita que sempre vi ser feita em casa dos meus pais. Com uma galinha faziam canja, levavam a galinha ao forno a alourar e ainda usavam o arroz da canja como acompanhamento. Eu aproveitei ainda as sobras da galinha para fazer à Brás, receita a publicar mais logo.Apesar do tempo que demora a cozinhar é uma refeição económica pois pode fazer a galinha no forno, o arroz para acompanhar, canja de galinha e se sobrar ainda pode usar as sobras noutra receita. Por agora fica a sugestão.
Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo de confecção - 1h30m
Ingredientes
- 1 galinha do campo com 1,200 kg
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 2 dentes de alho
- arroz q.b.
- chouriço q.b.
Confecção
1. Coloque a galinha na panela de pressão temperada de sal. Feche a panela com a válvula e leve ao lume no máximo. Quando a válvula começar a girar baixe o lume e cozinhe a galinha por cerca de 40 minutos ( depende do tamanho da galinha).
2. Retire a panela do lume, retire a válvula, deixe sair o vapor e abra a panela. Junte arroz para fazer uma canja se desejar ou para acompanhar a galinha no forno e cozinhe junto da galinha por mais uns 12 minutos.
3. Passado este tempo retire a galinha da panela, aproveite o arroz e coloque-o numa taça de forno. Cubra com rodelas de chouriço.
4. Coloque a galinha numa travessa de forno. Misture azeite com os dentes de alho finamente picados e unte a galinha com o azeite. Leve ao forno a alourar( leve também o arroz ao forno) cerca de 30 minutos a 200ª C ou até a galinha estar alourada a gosto,
5. Retire a galinha do forno e sirva-a com gomos de laranja e o arroz.
Nota
Pode ver aqui como aproveitar as sobras desta receita : Galinha à Brás com chouriço e legumes
Uma excelente refeição!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Olá Susana. Obrigada pela visita. è uma refeição bem caseira. beijinhos
EliminarTêm valor incalculável, e também faço assim, como aprendi com a minha mãe, dá para canja, vai ao forno e ainda sobra :-) Por isso não entendo quem "critica" os animais caseiros serem mais caros do que os do talho, mas não tem comparação!
ResponderEliminar