A cozinha tradicional portuguesa como quase todos os tipos de cozinha, tem sempre tendência a mudar. Algumas receitas evoluíram, outras desapareceram ao longo da História. O Bacalhau à Brás é uma receita que continua presente na culinária nacional mantendo-se mais ou menos fiel à versão original. A sua origem, consta, deve-se a um taberneiro de Lisboa, de seu nome Braz (ou Brás), que misturou bacalhau desfiado, batatas fritas e ovos mexidos.
Cá por casa é um prato que adoro mudar acrescentar ingredientes como foi o caso deste bacalhau à Brás com cenoura alho francês e paté de azeitona. Deixo a sugestão esperando que gostem.
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 30 m
Ingredientes
- 2 postas de bacalhau cozido
- 400 g batata palha
- 3 ovos + 1 gema
- 1 cenoura
- 1/2 alho francês
- 1 cebola
- 3 c. sopa de azeite
- sal e pimenta q.b.
- azeitonas pretas Maçarico q.b.
- Pasta de azeitona Galega Maçarico
- salsa fresca q.b.
Confecção
1. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e desfaça-o em lascas.
2. Corte a cebola em rodelas finas, o alho francês em rodelas e a cenoura em tiras com o auxílio do descascador de legumes.
3. Coloque o azeite num tacho e leve ao lume. Quando estiver quente junte a cebola, baixe o lume para o mínimo e deixe a cebola refogar lentamente até amolecer. Nesta altura junte a cenoura e o alho francês e também em lume brando cozinhe os legumes por uns 3 minutos.
4. Passado este tempo junte o bacalhau às lascas e envolva-o bem na mistura dos legumes, deixando-o cozinhar por uns 2 a 3 minutos. Junte então 200 g de batata palha ( às vezes para lhe retirar o sal e o excesso de gordura passo a batata palha por água uma ou duas vezes num escorredor) e envolva bem.
5. Bata os ovos com a gema e junte metade ao preparado do bacalhau. Envolva bem e cozinhe um pouco. Junte depois o resto da batata palha e por fim o resto dos ovos. Envolva bem , tempere a gosto de sal e pimenta e cozinhe a gosto os ovos mais ou menos cremosos consoante o seu gosto.
6. Disponha o bacalhau à Brás numa travessa polvilhe com salsa finamente picada. Coloque colheradas de paté de azeitona à volta bem como as azeitonas e sirva.
Bom apetite!
Nota
Para esta receita usei os seguintes produtos: Pasta de azeitona Galega e azeitonas pretas inteiras Maçarico
que delícia!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Obrigada! beijinhos
Eliminaros legumes devem deixar o bacalhau mais humido o que só por si já em agrada. Goste da sugestão.
ResponderEliminarhttp://aaventuraculinaria.blogspot.pt/
Olá Eva. Eu gosto muito de juntar legumes ao bacalhau à Brás. Deixa-o mais suculento. Podes juntar legumes a gosto, mas eu gosto muito de usar a cenoura e o alho francês pelo menos. beijinhos e obrigada pela visita.
Eliminar