Só há 2 formas de fazer bifanas: cozinhá-las muito rapidamente, uma passagem de cada lado e está pronto, ou então cozinhá-las muito lentamente até se desfazerem de tão tenras que ficam. È o que chamo bifanas à moda antiga, que neste dia servi com batata frita e ovo estrelado.
Recordam-se daquele cheiro inconfundível das bifanas nas festas e feiras? Estas são feitas de forma muito semelhante e o mesmo odor espalha-se pela cozinha trazendo memórias de momentos bem passados.
São feitas com banha, mas também podem fazê-las com outro tipo de gordura. A banha é a forma mais tradicional de cozinhar a carne de porco e por isso atribui-lhe um sabor diferente e mais tradicional. Deixo a sugestão esperando que gostem.
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 40 m
Ingredientes
- 4 bifanas de porco
- 1 c. sopa de banha ( de boa qualidade)
- 1 c. sopa de tempero para febras Incopil
- vinho branco q.b.
- 2 folhas de louro
- 2 dentes de alho
- sal especial para carnes q.b.
Confecção
1. No dia anterior tempere a carne. Junte-lhe vinho branco, o tempero para febras, sal, o louro e os alho ligeiramente esmagados mas com casca. Guarde no frigorífico e deixe tomar gosto.
2. No dia seguinte derreta a banha numa frigideira larga. Junte então a carne e a marinada e deixe cozinhar em lume brando durante uns 35 minutos ou até verificar que a carne está tenra.
3. Sirva as bifanas com batata frita, ovo estrelado, molho à cervejaria e chutney de maçã e ameixas secas.
Nota
Para esta receita usei os seguintes produtos: Tempero para febras e sal especial para carnes Incopil- Pimensor , Chutney de maçã e ameixas secas Casal Chafariz e molho à cervejaria Paladin
Que delícia (:
ResponderEliminarJá marchava uma bela bifana!
ResponderEliminar