Não sou muito dada à doçaria. Gosto da liberdade de cozinhar sem seguir nada, inventando e criando, juntando ingredientes e provando até obter um prato final e a doçaria existe a exactidão na cozinha que não aprecio. Ainda assim de vez em quando dedico-me a fazer bolos, simples, o bolo para o lanche sem grandes regras.
Apesar disto, nos últimos aniversários da família tenho-me dedicado a fazer os bolos de aniversário. É uma forma de oferecer com carinho uma prenda feita por nós e nada melhor que o bolo de aniversário. Para este aniversário pediram-me um bolo de pão de ló, recheado com doce de ovo e coberto com chocolate. Vontade feita saiu este delicioso bolo. A prova de que mesmo quem não tem grande jeito para a doçaria pode fazer em casa os seus bolos de aniversário e desta forma poupar dinheiro e ainda oferecer uma prenda feita com muito carinho.
Ingredientes
Bolo Pão de ló
- 7 ovos L
- 250 g açúcar
- 150 g farinha de trigo sem fermento
- 10 g fermento em pó
- 1 c. sopa de farinha para polvilhar
- 1 c. sopa de açúcar em pó
Recheio doce de ovo
- 5 gemas de ovos
- 5 c. de sopa de água
- 5. c. sopa de açúcar branco
Cobertura
- 1 tablete de chocolate para culinária
- natas q.b.
- manteiga q.b.
- caramelo q.b.
- nozes q.b.
- pepitas de chocolate q.b.
Confecção
Bolo
1. Comece pela base do bolo ( que pode ser feita no dia anterior) Pré-aqueça o forno ( eléctrico) a 200 º C. Separe as gemas das claras. Junte as gemas com o açúcar e bata com a batedeira até obter um creme fofo e esbranquiçado.
2. Bata as claras em castelo bem firme e de seguida envolva, aos poucos, a farinha e o fermento, envolvendo delicadamente. Em seguida junte ao preparado dos ovos e misture sem bater com uma colher de pau.
3. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Coloque a massa na forma, ligeiramente a cima de meio e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até verificar que o bolo está cozido. ( faça o teste do palito, espete o palito no bolo, se sair limpo, o bolo está cozido).
4. Desenforme o bolo em cima de um pano polvilhado com açúcar em pó e vire-o. Deixe arrefecer por completo.
Recheio - Doce de ovo
1. Separe as gemas das claras muito bem. Misture as gemas mas sem bater e de seguida coe-as com um passador de rede.
2. Coloque num tacho a água com o açúcar e leve ao lume. Deixe ferver um pouco até fazer uma calda e o açúcar se dissolver por completo. Desligue o lume e deixe arrefecer um pouco.
3. De seguida retire um pouco da calda e junte -a às gemas misturando bem. Adicione então este preparado à calda, pouco a pouco, mexendo bem com uma vara de arames a cada adição.
4. Ligue novamente o lume e leve então o doce de ovo ao lume mexendo sempre com a vara de arames até engrossar ( lume brando).
Retire do lume depois de engrossar, mude para outro recipiente e deixe arrefecer.
Cobertura
1. Coloque o chocolate aos pedaços numa taça e junte manteiga e natas. Leve ao microondas a derreter. Retire, mexa e quando vir que está quase todo amolecido retire e mexa até o chocolate se fundir por completo e obter uma mistura cremosa e suave.
2. Aqueça o caramelo. Coloque uma folha de papel vegetal sobre a mesa e disponha as nozes. Cubra com o caramelo aquecido e deixe arrefecer. Retire depois as nozes já caramelizadas.
Montagem do bolo
1. Abra o bolo ao meio. Pincele bem o bolo com uma calda de açúcar. Cubra metade do bolo com bastante doce de ovo. Sobreponha então a outra metade e pincele também com calda de açúcar ( fiz com água, açúcar e casca de laranja).
2. Barre todo o bolo com o chocolate derretido. Salpique com as pepitas de chocolate e decore com as nozes caramelizadas.
Mas que bolo lindo amiga, deve ser mesmo bom, gostei muito :) bjokitas
ResponderEliminarObrigada Belinha. è o 2º que faço, o 1º fiz com chantily, este fiz com chocolate. A base é de uma receita de pão de ló da revista do Pingo doce que fica sempre bem. beijinhos
EliminarO bolo ficou tão bonito, parabéns!
ResponderEliminarObrigada Luísa. beijinhos
EliminarPor momento pensei que tivesse sido eu a escrever cada palavra do primeiro parágrafo deste post...e ainda por cima assinado com o mesmo nome ;) hehe
ResponderEliminarPenso exatamente como tu mas, ultimamente, também me tenho andado a tentar dedicar um pouco mais à "arte" da pastelaria e a tentar aprender um pouco mais.
Podes (tal como eu) não gostar tanto de doçaria mas olha que esse bolinho ficou mesmo com bom aspeto, parabéns :)
Beijinhos,
Vânia
Olá Vânia. São afinidades de nome de certeza! :) É verdade, não sou muito dada aos doces, mas faço um esforço para os fazer porque gosto de comer sobremesas, logo vou-me dedicando mas até nos bolos quando dou por mim estou a inventar. Felizmente correm bem! :) Obrigada pela visita. beijinhos
EliminarO bolinho ficou fantastico. Deve de estar uma delicia.
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada Susana. beijinhos
EliminarSem dúvida que é uma excelente prenda, e diferente do habitual presente.
ResponderEliminarficou muito bonito e deve ter ficado uma delícia, pelo menos para mim... ia adorar.
bjinhos
Olá Ratolinha. Obrigada pela visita. È mesmo uma prenda diferente e uma forma carinhosa de oferecermos algo feito com muito amor. beijinhos
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLindo, digno de pastelaria!!
ResponderEliminarJá agora, qual foi o diametro da forma usada?
bjs
Ola Vania.
ResponderEliminarQuero muito fazer esta receita,mas reparei que em todas antes de rechear o bolo, molha-o, pode dizer-me se eu nao molhar o bolo antes,a massa continua fofa?
Obrigada
Olá Kuka. Sim, pode optar por não molhar o bolo com uma calda, pessoalmente gosto mais dos bolos húmidos, mas é opcional claro. beijinhos e espero que corra bem.
Eliminar