Hoje trago uma receita bem tradicional que gosto muito mas que há muito tempo que não fazia. Este Bacalhau à Gomes de Sá foi um destes jantares e ficou muito bom.
O Bacalhau à Gomes de Sá é uma daquelas receitas tradicionais portuguesas que herdou o nome do seu criador,
e autoria de José Luís Gomes de Sá, falecido em 1926, e na época cozinheiro do Restaurante Lisbonense, no Porto, lugar em que criou a receita. A receita tradicional propõe que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas marinadas no leite por mais de uma hora. Assado no forno, com azeite, alho, cebola, acompanhando com azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.
Este é um prato típico da região Norte de Portugal. É de preparação simples e relativamente rápida.Gomes de Sá era um comerciante do Porto nos finais do Séc. XIX. A ele se deve esta receita de bacalhau que, segundo a lenda, terá sido criada com os mesmos ingredientes (à excepção do leite) com que semanalmente fazia os bolinhos de bacalhau que deliciavam os amigos.
Com efeito, os ingredientes são os mesmos, mas a receita resulta de uma confecção cuidada e de grande requinte. A receita que se segue é retirada de um manuscrito atribuído ao próprio Gomes de Sá que terá dado a receita a um seu amigo, João, com a deliciosa nota: "João se alterar qualquer cousa já não fica capaz"
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
tempo de confecção - 35 m
Ingredientes
- 2 postas médias de bacalhau
- 2 ovos
- 2 cebolas
- 2 dente de alho
- 1 pitada de pimentão doce Suldouro
- 500 g batata
- azeitonas pretas inteiras ao natural Maçarico
- azeite q.b.
- salsa q.b.
Confecção
1. Coza as batatas às rodelas e os ovos com uma pitada de sal. Num tacho coloque leite, água , um dente de alho e uma folha de louro e deixe aquecer bem. Junte o bacalhau, reduza o lume e deixe o bacalhau cozer. Depois de cozido limpe-o de peles e espinhas e desfaça-o em lascas.
2. Enquanto o bacalhau e as batatas cozem prepare a cebolada. Corte as cebolas em rodelas finas e lamine o alho. Aqueça azeite numa frigideira ( abundante) e aqueça. Junte a cebola e o alho e cozinhe-os lentamente até amolecerem.
3. Num tabuleiro coloque camadas alternadas de batatas, bacalhau e a cebolada. Por cima coloque os ovos , uma pitada de pimentão doce, a salsa finamente cortada e as azeitonas. Leve ao forno cerca de 12 minutos e sirva.
Adoro bacalhau à Gomes de Sá...
ResponderEliminarAdoro!
ResponderEliminarBeijinhos*
Hum que delicia.
ResponderEliminar