segunda-feira, 7 de julho de 2014

Salada de couscous com grão e tomate




Há sabores que nos fascinam pela sua simplicidade. Esta salada de couscous com grão e tomate é uma dessas receitas. Simples de fazer, fica muito agradável, aromática e deliciosa. Aqui o tomate dá sabor aos couscous, o azeite e o limão temperam tudo e a hortelã confere frescura ao prato. O couscous é um ingrediente muito versátil e de fácil e rápida preparação. Já experimentaram?   Deixo a sugestão esperando que gostem.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 10 m

Ingredientes

  • 1 tomate maduro
  • 400 g de grão cozido
  • 2 colheres de sopa de cenoura cortada em juliana
  • 60 g couscous
  • sal e pimenta q.b.
  • azeite virgem extra q.b.
  • sumo de limão q.b.
  • hortelã q.b.
  • 1/4 de pimento encarnado assado ( de frasco)
  • pepinos em conserva q.b.






Confecção

1. Lave e corte o tomate em pequenos cubos. Coloque numa saladeira. Junte a cenoura, os pepinos às rodelas, o grão escorrido, o pimento também cortado aos cubos.

2. Numa tigela coloque o couscous. Deite por cima água a ferver até cobrir por completo o couscous, tape a tigela bem e deixe assim cerca de 3 minutos. Passado este tempo mexa o couscous com um garfo e deite-o também na saladeira. Tempere a gosto com sal e pimenta, um fio de azeite, sumo de limão a gosto e por fim a hortelã finamente picada. Misture tudo com um garfo. Prove e se necessário rectifique os temperos. Sirva de seguida.

Bom apetite!


1 comentário:

  1. Vânia, eu uso e abuso dos couscous e esta receita abriu-me o apetite! Faço coisas parecidas, onde acrescento atum porque o meu marido não é muito dado só a vegetais!...
    Tomei o gosto aos couscous nas nossas viagens por países do norte de África, principalmente em Marrocos, onde a deliciosa comida feita na tagine me encantou. Não trouxe nenhuma (apenas uma miniatura!) porque era muito pesada... mas acho que qualquer dia vou lá buscar uma! Na Tunísia encantaram-me os pratos muito parecidos com os dos Açores. No Egito só me apetecia comer os fritos de rua, aos montes, em variados feitios, com um aspeto maravilhoso... mas onde poisavam inúmeras moscas misturadas na nuvem de pó... cortando por completo a vontade de os provar!!!...
    Desculpe a minha dissertação sobre as minhas viagens... ficaria melhor num post do meu blog, mas não resisti à tentação deste ligeiro desabafo!
    Adoro os teus pratos! Comê-los-ia todos... um a cada refeição, tal é o aspeto e os ingredientes tão a meu gosto.
    Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.