quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pêssegos em calda- conservas de fruta



Se há algo que sempre aprendi e coloquei em prática, foi a aproveitar a época de fartura na cozinha para a época de maior carestia. Assim faziam os nossos antepassados, aproveitavam sabiamente a fartura da Primavera/ Verão para os meses de Outono / Inverno de maior escassez alimentar.

Nesta lógica e , aproveitando a fartura de pêssegos que tenho tido aqui duma árvore plantada na minha horta, aproveitei para fazer estes pêssegos em conserva, são feitos em calda e pode-se fazer da mesma forma com outras frutas. Recomenda-se que a fruta esteja madura , mas ainda firme.

A receita é do blogue Aproveitar a vida.


Ingredientes

  • 1 kg de pêssegos maduros mas firmes
  • 8 dl de água
  • 400 g açúcar
  • 1 casca de limão





Confecção

1. Leve ao lume a água com o açúcar e a casca de limão. Deixe ferver por 4 a 5 minutos, retire do lume e deite fora a casca do limão.

2. Esterilize os frascos e deixe-os arrefecer. Eu esterilizo os frascos enchendo-os de água e levando ao microondas até a água ferver. Não esquecer de deitar esta água quente sobre as tampas para que estas fiquem esterilizadas também.

3. Em cada frasco vá colocando as frutas descascadas e sem caroços , apertando-as bem, pois depois da cozedura encolhem um pouco, junte o máximo de fruta em cada frasco. .

4. Regue com a calda de açúcar, até esta chegar ao bordo dos frascos. Feche muito bem os frascos. Leve uma panela grande com água ao lume, quando começar a ferver colocar os frascos de maneira a que todos eles sejam completamente cobertos com a água. Baixe o lume e deixe ferver 15 minutos.

5.  Desligue o fogão e deixe a água arrefecer com os frascos lá dentro para criar vácuo.Conserve os frascos em lugar fresco e ao abrigo da luz. Conserva-se assim por todo o ano.





1 comentário:

  1. Partilho da mesma opinião, é importante saber aproveitar tudo o que a terra nos dá nos dias quentes. Adorei a sugestão!
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.