Hoje trago-vos mais um bom prato da cozinha tradicional portuguesa. Bacalhau espiritual. Esta não é a versão original do bacalhau espiritual, cuja receita inicial consistia numa quase espécie de souflé, feito com bacalhau, pão, cenoura, cebola e molho béchamel. A receita original veio de inspiração francesa e foi confeccionada pela primeira vez por volta de 1947 num restaurante no palácio de Queluz chamado " Cozinha Velha" e cuja proprietária era a Condessa Almeida Araújo.
Mas como a cozinha é viva e está em constante mutação, esta receita foi sendo adaptada, modificada e transformada. Existem várias receitas de bacalhau espiritual, umas usam puré de batata, outras pão embebido em leite, são já tantas as variantes que talvez nunca tenhamos provado a versão original.
Esta versão que trago hoje é uma versão que tem sido bastante confeccionada por ser bastante rápida, é assim uma versão bastante contemporânea do Bacalhau espiritual. Deixo a sugestão.
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 1h
Ingredientes
- 2 postas de bacalhau
- 500 ml molho béchamel
- 1 cebola
- 1 cenoura
- azeite e manteiga q.b.
- 400 g batata palha
- pão ralado q.b.
- coentros frescos q.b.
- 1 carcaça
- leite q.b.
Confecção
1. Comece por triturar a cebola. Rale a cenoura e desfie o bacalhau em lascas eliminando pele e espinhas.
2. Num tacho aqueça azeite e um pouco de manteiga e junte a cebola e a cenoura e refogue. De seguida junte o bacalhau e cozinhe-o em lume médio por uns minutos, mas sem o deixar secar. Junte de seguida uma carcaça embebida em leite e escorrida. Envolva bem.
3. Junte a batata palha e envolva bem. Por fim junte o molho béchamel, tempere a gosto de sal e pimenta, junte os coentros finamente picados e envolva muito bem.
4. Disponha num tabuleiro de forno e polvilhe com pão ralado. Leve ao forno a 180º C durante cerca de 30 minutos ou até o bacalhau estar alourado. Retire do forno e sirva.
Bom apetite!
Acompanhe esta receita com:
- Esse bacalhau fica bem em qualquer altura é sempre muito bom !
ResponderEliminarAdoro bacalhau espiritual! Já me dá cá uma fomeca de imaginar no meu prato! ;) eheh
ResponderEliminarBeijinhos*
http://marlenesct.blogspot.pt/
http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/