domingo, 9 de novembro de 2014

Molho béchamel



É sempre bom aprender e começar pelo mais fácil é sempre a melhor escolha. Ninguém nasce ensinado e quando a cozinha não é uma paixão, aprender a cozinhar pode ser um processo menos entusiasmante. Por isso hoje trago-vos uma receita muito simples e que se faz em casa com muita facilidade : Molho béchamel  , perfeito para usar num sem - número de receitas.


Receita para 500 ml de molho
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 15 m


Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de farinha 
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 500 ml leite
  • sal e pimenta preta q.b.
  • noz moscada q.b.




Confecção

1. Leve ao lume num tacho a manteiga e quando derreter junte a farinha. Mexa a farinha com a manteiga até formar uma bola. Junte então o leite quente aos poucos e mexendo energicamente com uma vara de arames até a farinha se dissolver por completo no leite. ( Faça todos este processo em lume brando).

2. Vá mexendo sempre o molho até este engrossar a gosto ( pode ajustar a quantidade de leite mediante queira um béchamel mais ou menos consistente).Se vir que está a engrossar demasiado junte mais leite até estar novamente com a consistência desejada.

3. Quando o molho já estiver espesso tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada. Mexa bem e retire do lume. Está pronto a usar.



Nota:

Pode aromatizar este olho béchamel com o que desejar. Depois de feito pode juntar ervas aromáticas, queijo ralado, uma gema de ovo, etc.


Para quem tenha receio de não conseguir fazer o molho béchamel bem, há uma " pequena aldrabice" que às vezes faço quando tenho maior pressa para fazer o este molho , Dissolvo numa taça 500 ml de leite com 4 colheres de sopa de farinha. Leve ao lume ( sempre lume brando) e vou mexendo até engrossar. Quando começa a engrossar junto 2 colheres de sopa de manteiga e deixo derreter mexendo sempre. Após ter a consistência desejada junto sal , pimenta e noz moscada a gosto. Está pronto a usar.



5 comentários:

  1. E ás vezes por mais que se cozinhe as coisas básicas não se conseguem fazer. Eu por exemplo não acerto no bechamel compro sempre.. :)

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente nunca fiz béchamel em casa. É mesmo das receitas mais básicas de se fazer!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Olá Vânia
    Gostei muito da tua receita de Molho Béchamel. É sempre útil a partilha destes saberes para que outros se interessem e percam o "medo" de cozinhar.
    Também queria esclarecer um ponto da tua exposição que me parece que não ficou muito claro. Espero que não leves a mal e que entendas esta avó que já cozinha há quase 60 anos.
    Molho Béchamel é o que indicas na receita, mas Molho Branco é outra coisa: precisamente a tua segunda receita. Enquanto o Béchamel é feito com a adição dos ingredientes um a um em lume brando como explicas e muito bem, o Molho Branco é feito com todos os ingredientes misturados prèviamente e depois cozinhados como um creme, mexendo sempre.
    Tu deste estas duas receitas como sendo a mesma coisa, mas em termos culinários, os sabores diferem um pouco e os nomes também.
    Um abraço da Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Bombom. Vou corrigir, por acaso pensava que ambos eram a mesma coisa. Obrigada pela informação.- beijinhos

      Eliminar
  4. Obrigada pela partilha,....às vezes faz falta e nem sabemos fazer o caseiro!
    Beijinhos :)
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.