terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tarte de chocolate e laranja




O chocolate. Está sempre presente no nosso imaginário de prazer, um pedaço de chocolate a derreter na nossa boca é para muitos uma imagem de felicidade. O chocolate está também muito associado ao Natal e por isso a ACHOC   convidou alguns blogues a preparar uma receita com chocolate. Eu escolhi fazer esta tarte de chocolate com laranja, para um verdadeiro momento de prazer com muito chocolate. Porque comer chocolate faz-nos felizes!


Ingredientes

  • 1 base de massa quebrada
  • 200 g chocolate para culinária
  • 200 ml natas
  • raspa de 1 laranja






Confecção

1.  Retire a massa quebrada da embalagem e coloque-a numa forma de tarte com fundo amovível , calque bem os lados e corte o excesso de massa. Pique o fundo com um garfo e leve ao forno a 200º C durante cerca de 15 a 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.

2. Coloque num tacho as natas, o chocolate aos pedaços e a raspa da laranja. Leve ao lume até ferver. Desligue o lume e vá mexendo até o chocolate se derreter por completo.  Deixe repousar o chocolate por 10 minutos. Passado este tempo mexa e deite o chocolate por cima da base da tarte , alise e leve ao frigorífico por 3 horas.

3. Decore com açúcar em pó e  raspa de laranja e sirva.






Benefícios do chocolate

Há que assinalar que o chocolate e os derivados do cacau são alimentos muito nutritivos e com excelentes benefícios para a saúde por conterem um antioxidante natural, os polifenóis, que ajudam a manter a saúde das artérias e do coração, prevenindo uma série de doenças, como as cardiovasculares. Também contém um aminoácido chamado triptofano que aumenta a produção de serotonina, conhecida contribuição para a sensação de prazer, resultando na melhoria do bem-estar. 
Se o chocolate for de leite, deve-se adicionar aos seus benefícios a existência de cálcio, um mineral importante para a saúde óssea e dentária. Por isso, e ao contrário do que se diz, o chocolate não faz mal aos dentes. Afinal o que faz mal é não lavar os dentes.
 Depois, existem outros minerais com uma presença notável no chocolate. Destaco o magnésio, o potássio e o fósforo. Quanto às vitaminas, é rico em vitamina B1 (tiamina) e ácido fólico, micronutrientes indispensáveis na regulação do metabolismo.
É claro que o seu consumo excessivo pode resultar em consequências desagradáveis, sobretudo ao nível digestivo, mas isso acontece com o consumo excessivo de qualquer outro alimento. 
Há também quem o acuse, erradamente, de provocar acne. O chocolate e o cacau não são a sua causa, apesar de o potenciarem, como qualquer gordura ingerida em excesso.

Sabia que o chocolate é um dos alimentos nutritivos que contêm benefícios para a saúde? Os grãos de cacau, principal ingrediente do chocolate, são ricos em flavonoides, que têm atividade antioxidante e podem ajudar a promover a saúde, nomeadamente a cardiovascular. Embora estes compostos estejam presentes em vários alimentos de origem vegetal como o chá, o café ou mesmo o vinho tinto, poucos alimentos são tão ricos neste componente como o chocolate preto.
Por esta razão o cacau e os seus derivados têm sido muitas vezes referidos como “super-alimentos” uma vez que apresentam maior poder antioxidante do que alguns frutos conhecidos pela sua riqueza em antioxidantes como o as amoras e a romã.?Por outro lado, possui feniletilamina, uma substância a partir da qual produzimos serotonina, a chamada hormona do bem-estar.
Como qualquer alimento, o consumo do chocolate deve ser integrado num estilo de vida ativo e saudável e ajustado aos gastos energéticos de cada pessoa.

O chocolate ajuda ao bom humor

Verdade.
O chocolate contém feniletilamina, uma substância que o nosso cérebro utiliza para produzir serotonina. A serotonina por sua vez é a substância responsável pela sensação de bem-estar que obtemos por exemplo após fazer exercício físico ou quando se está apaixonado. É por isso chamada a “hormona da felicidade”.


4 comentários:

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.