sábado, 27 de junho de 2015

Açaflor, açafroa dos Açores ou açafrão bastardo. Saúde à mesa e curiosidades


Sabia que em Portugal se produz uma uma especiaria muito semelhante ao açafrão? nasce espontaneamente na  região sul do país ( Alentejo e Algarve ) e nos Açores. 

Originária de uma planta chamada cártamo ( parecida com um cardo) , o cártamo produz ,nas suas pétalas e estames, um corante amarelo desprovido de sabor)  que é usado para substituir o  caríssimo açafrão,mas também o  açafrão das índias, que embora mais barato, nem todos apreciam o seu sabor.  

As flores de cártamo, que também são chamadas açafrão bastardo, açafroa e açaflor (Açores). 



A açafroa ou açaflor é muito usado na cozinha açoreana e ainda um pouco nas cozinhas alentejana e algarvia embora na zona sul do país, não haja à venda esta planta e só quem a conhece é que a apanha e usa.Portanto, a açafroa continua  aser uma planta típica dos Açores.

No Verão cártamo começa  a produzir umas bonitas flores alaranjadas que passado cerca de três semanas começam a murchar. Nessa altura colhem-se e colocam-se ao sol a secar. 

A açafroa , é produzido de flores, não de sementes, ao contrário do açafrão, é de toda a flor, pétalas secas incluídas. Começou por ser uma planta de tinturaria, impôs-se depois na cozinha açoriana. Depois de secas ao sol e trituradas as flores, resultam uns pequenos fios, avermelhados. Têm sabor forte mas elegante, incomparável com a rusticidade do açafrão indiano.

A açafroa tem diversos usos nas cozinhas das ilhas açorianas. É essencial para todo o tempero de peixes, em sopa ou nos molhos, como o de salsa verde, que vão também com marisco cozido simples. E, principalmente, na ilha de S. Miguel, onde esta especiaria juntamente com o colorau, cominhos, erva doce, pimenta preta, cravinho entram em quase todas as receitas.  


Curiosidades e beneficios para a saúde 

Nome científico
Carthamus tinctorius L. 

Identificação
É também designado de "Falso Açafrão" ou "Açafroa", sendo muitas vezes também denominado de “vermelho vegetal”, pois é usado para tingir roupa. É ainda cultivado para condimento ou corante de molhos, sendo a sua semente utilizada em farinha para o gado. É por isso uma planta bastante conhecida. No entanto, muitos desconhecem as suas qualidades medicinais.
.
Propriedades e indicações terapêuticas
As folhas, muito ricas em vitamina C, poderiam ser usadas na alimentação humana. Toda a planta é muito rica em fosfato, podendo ser usada como enriquecimento do solo. Tanto as flores como o resultante do esmagamento das sementes, têm um forte poder purgativo e digestivo. A açafroa é benéfica como anti- fúngica, para pessoas com asma, para tonificar os músculos e abrir o apetite. ~






Fonte da informação:



1 comentário:

  1. Vânia, adorei este post sobre a nossa açafroa! Há algum tempo, depois de vir de S. Miguel, donde trago sempre um pouco de tudo daí, que não encontro em Coimbra, ia falar deste nosso tempero e acabei ficando com as fotos e nada de explicação! Ainda bem, porque a tua está perfeita, muito melhor do que a que eu tinha pensado editar. Em algumas receitas que já mostrei no blogue deito açafroa.
    Dizem que se tomarmos uma infusão de açafroa durante 15 dias o colesterol baixa! Já fiz isso, em tempos, mas não sei se resultou... porque não fiz análises!!!
    É um regalo vir aqui ao teu belíssimo blogue!
    Parabéns e obrigada pelas dicas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.