Neste início de semana trago-vos uma receita que andava há muito tempo para experimentar: Um caril de legumes com leite de coco. Não sendo apreciadora de pratos de caril muito intensos, faço em casa com o sabor a meu gosto.
Não gostando do caril que se compra em pó e não tendo tempo para confeccionar o meu próprio caril( que é uma mistura de várias especiarias) costumo usar uma pasta de caril da marca Incopil que gosto bastante. E tenho de admitir, esta receita é realmente muito boa.
O segredo do caril de legumes é o tempo de cozedura de todos os legumes, que sendo diferente, têm de ser colocados no tacho por fases e nunca deixar que cozinhem demais, pois não queremos uma papa, queremos comer legumes inteiros e cheios de sabor. Os legumes são ao gosto de cada um eu usei os que deixo abaixo na lista de ingredientes. Deixo a receita abaixo bem explicada.
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 35 m
Ingredientes
- 1 cenoura
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 1 batata - doce pequena
- meio alho francês
- 200 g cogumelos brancos
- azeite q.b.
- meia courgette
- meia beringela
- meio ramo de brócolos
- 1 tomate chucha maduro
- sal q.b.
- 1 lata de leite de coco
- 1 c. chá de pasta de caril Incopil
- açafrão das índias q.b.
- coentros frescos q.b.
Confecção
1. Comece por picar muito finamente a cebola e o alho. Corte a cenoura em pequenos cubos. Corte os cogumelos em quartos, o alho francês em rodelas grossas,, a beringela e a courgette em pequenos cubos e separe os brócolos em raminhos. Descasque também a batata doce e corte-a em pequenos cubos.
2. Cubra o fundo de um tacho com azeite e leve ao lume. Quando estiver quente junte a cebola, o alho e a cenoura. Deixe fritar até ouvir estalar, reduza o lume para o mínimo e cozinhe assim por 3 minutos.
3. De seguida junte a batata doce aos cubos e 2 minutos depois junte os brócolos em raminhos. Aumente um pouco o lume para médio e cozinhe por 3 minutos. De seguida junte o alho francês e cozinhe por mais 3 minutos, mexendo de vem em quando.
4. Nesta altura junte o leite de coco, a colher da pasta de caril, açafrão das índias a gosto para dar cor e sal a gosto. Aumente o lume e deixe ferver mexendo suavemente.
5. Cerca de 2 minutos após levantar fervura junte os cogumelos. Reduza o lume para médio, tape o tacho e cozinhe por 5 a 6 minutos, mexendo de vez em quando.
6. Por fim junte então a beringela e a courgette em pequenos cubos, envolva tudo , tape o tacho e deixe cozinhar por mais 8 a 10 minutos em lume médio.
7. Passado este tempo prove os legumes para ver se estão todos cozidos, rectifique os temperos se necessário . Se estiver tudo a seu gosto desligue o lume. Junte o tomate, sem sementes, picado em pequenos cubos. Pique finamente um bom molho de coentros e espalhe por cima do caril.
8. Sirva de seguida acompanhado com arroz branco cozido ou arroz basmati.
Bom apetite!
Nota:
Esta é a pasta de caril que uso:
Deve ser tão bom! Adoro o aspeto e tenho a certeza que ia adorar o sabor!
ResponderEliminar