quinta-feira, 2 de julho de 2015

Saúde à mesa: Cerejas

Foto retirada da internet 


Estamos na época das cerejas e por isso hoje o Saúde à mesa é sobre as cerejas, este delicioso fruto que tanto gostamos.

Sabia que as cerejas são um bom aliviador de dor natural? A Universidade do Michigan identificou nas cerejas dois pigmentos que bloqueiam a enzima à qual se atribuiu a dor?

História 

A cereja é um membro da família da rosa. Está dentro da classificação de uma drupa, o que significa que é uma fruta que contém um caroço coberto por polpa comestível.

Os dois principais tipos de cereja são a doce e a amarga e dentro destas duas qualidades existem diferentes variedades. A cereja amarga é mais usada para fazer doces como tartes.

As cerejas doces tiveram origem em dois lugares: nos Montes Caucasos e na Turquia. A cereja amarga teve origem no centro e leste da Europa. Durante a invasão da Normadia em 1066, a cereja foi trazida para a Inglaterra. no séc. XVII, os colonizadores franceses e e ingleses levaram consogo as cerejas para a América do Norte.

Em Portugal a cerejeira é cultivada há mais de 2000 anos, mas manteve-se quase até aos nossos dias nos quintais e jardins pela sua beleza e pelo sabor dos seus frutos. A plantação das cerejeiras deve ser realizada no Inverno-Primavera em solos frescos, ligeiramente húmidos, mas bem drenados e ligeiramente ácidos.  É uma das árvores que apresenta floração mais cedo, anunciando o início da Primavera . 

As cerejas são uma boa fonte de inúmeros fotoquímicos . O beta- sitosterol, um esterol vegetal que tem sido associado a baixos níveis de colesterol no sangue e as antocianinas dão à cereja a sua cor vermelha e podem também ajudar a reduzir dores e inflamações.

A quercetina pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Pode ainda ajudar a reduzir tumores e a combater inflamações e as células cancerígenas. 

As cerejas são boas para: 

Cancro- Estudos feitos com cerejas amargas sugerem que estas contêm substâncias que reduzem substancialmente o crescimento celular do cancro do cólon.

Dor de cabeça - Comer cerca de 20 cerejas por dia pode ajudar a reduzir as dores de cabeça, segundo investigadores da Universidade Estadual de Michigan.

Dores musculares provocadas por exercício físico: Homens que beberam sumo de cereja amarga depois de praticarem treino intensivo tinham menos dor muscular e menos perda de força. 

Gota, artrite, dor inflamatória: As cerejas doces possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, principalmente uma substância chamada cianina, que pode acabar com a dor causada por cristais de ácido úrico. Num estudo, homens e mulheres saudáveis comeram cerejas durante 28 dias. Os indicadores de inflamação baixaram e permaneceram baixos durante dias. Ou seja, a inclusão de cerejas na dieta pode ser uma boa ferramenta para prevenir doenças inflamatórias. recorde-se sempre que a saúde começa à mesa.

Saúde cardíaca: Comer cerejas doces, segundo alguns estudos, revelou que provocava uma baixa de alguns indicadores sanguíneos de doença cardíaca.

Diabetes: As antocianinas nas cerejas amargas revelaram aumentar em 50% a produção de insulina em pacientes.

Sono: As cerejas amargas são ricas no antioxidante melatonina, que pode ajudar a promover o sono.

Outros usos das cerejas - caroços e caules: 

 Num saco de flanela introduza caroços de cereja, depois de bem lavados e secos. Quando estiver com dores musculares, aqueça o saco no microondas durante três ou quatro minutos e coloque-o em cima da zona dorida. É relaxante e a dor diminui.

 Ferva 50 g de pedúnculos de cereja por cada litro de água durante 10 minutos e coe. Se os pedúnculos forem secos, deixe macerar à noite. Combate as infecções urinárias, nefrite, cistite, litíase (pedra) dos rins e vesícula biliar. Para além disso, ajuda a eliminar líquidos , auxiliando em regimes de emagrecimento. 

Dicas de utilização da cereja ( Escolha, conservação e sugestões de refeições) 


  • As cerejas não devem ter manchas ou descolorações. uma cereja estragada pode estragar todas as outras. 
  • As cerejas não amadurecem depois de colhidas, tem de ser colhidas já no ponto de maturação correcto.
  • Conserve as cerejas no frigorífico, por lavar, durante uma semana.
  • Para congelar as cerejas, retire-lhes os pés e congele-as embrulhadas numa folha de papel vegetal. Pode conservá-las no frigorífico até 10 meses. 
  • Coma as cerejas simples ou por cima de gelados, saladas, iogurtes ou cereais. Pode ainda usá-las como molho para carnes.




Fonte da informação:

101 alimentos que podem salvar a sua vida - David Grotto 

http://aphorticultura.pt/Fugas/CEREJEIRAS_FUGAS.pdf



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.