quarta-feira, 29 de julho de 2015

Secar ervas aromáticas- louro, alecrim e orégãos

Alecrim fresco ( foto da minha horta) 






Orégãos frescos ( foto da minha horta) a parte que se apanha é a parte " espigada". Encontra-se no campo, mas deram-me um pé o ano passado que pegou bem e tem dado aqui na horta. 





Se quisermos manter as nossa ervas aromáticas frescas por mais tempo podemos secá-las. Neste caso falo-vos das ervas que estou agora a  secar: louro, alecrim e orégãos.

Depois de secas, fechadas hermeticamente e protegidas da humidade duram cerca de 18 meses.


Como secar alecrim:



Colha as hastes de alecrim. Coloque-as num tabuleiro a secar em local seco, escuro e ventilado e sem temperaturas nem muito altas nem muito baixas. Eu ponho na despensa.Ao fim de 3 semanas , quando as folhas estiverem secas e esfarelarem nas mãos, estão prontas a usar. Esfarele-as e guarde-as num frasco bem vedado.



Como secar louro:




No caso do louro, o louro deve ser apanhado fresco, atado em molhos com o caule e colocado a secar virado para cima( use um copo por exemplo) . Quando as folhas estiverem secas estão prontas a usar. Neste caso eu colhi este ramo há 2 semanas, vou deixar secar mais uma semana. Depois de secas, retire as folhas dos caules e guarde-as num frasco bem vedado. Não se esqueça que também pode usar o louro fresco, tem outro gosto muito agradável e os caules frescos dão para fazer espetadas.


Como secar orégãos:




Para secar os orégãos corte os caules "espigados" ( ver foto ) e ate-o num molho. Coloque-o a secar virado para cima até estar seco e se esfarelar nas mãos, os orégãos estão prontos para serem esfarelados e guardados num frasco bem vedado. 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.