domingo, 2 de agosto de 2015

Saúde à mesa: Alecrim

Imagem retirada da internet


O alecrim

Sabia que o alecrim é associado à longevidade? isto porque sabe-se que há plantas que sobreviveram no mesmo local por 30 anos!


O alecrim é uma erva aromática que tem folhas parecidas com agulhas e pertence à família da menta. Existem muitas variedades de alecrim que estão disponíveis quer para consumo quer para fins decorativos. A origem latina do nome - rosmarinus- , significa orvalho do mar, o alecrim crescia normalmente perto do mar.

Para além de ser usado como erva aromática, o alecrim tem sido usado para cosméticos , desinfectantes, champôs, como erva medicinal e como pout -pourri para aromatizar. 


Originário da região mediterrânica , muitas culturas vêem o alecrim como um símbolo de amor e fidelidade. As noivas usaram durante muito tempo grinaldas de alecrim durante as cerimónias de casamento. Os convidados também recebiam um ramo de alecrim como símbolo de amor e lealdade.

Remédios caseiros e histórias 

O chá de alecrim é muitas vezes usado como remédio caseiro para as dores de cabeça. Dizia-se antigamente que colocar um ramo de alecrim por baixo da almofada produzia um sono reparador. Acreditava-se que o aroma do alecrim estimulava a memória. Em alguns países, existia o costume de queimar alecrim junto à cama das pessoas doentes e em alguns hospitais franceses, o alecrim era queimado com bagas de junípero para purificar o ar e prevenir infecções. È ainda hoje usada para afastar traças da roupa.



Porque razão devemos comer alecrim?

Uma grande quantidade de compostos polifenólicos com actividade antioxidante foi identificada no alecrim, compostos que inibem a oxidação e o crescimento bacteriano.


Benefícios do alecrim? 

Cancro- O extracto do alecrim teve um efeito protector no sangue humano exposto aos raios gama( radiação) . O alecrim também revelou fortes efeitos antimutagénicos que podem ajudar a prevenir certos tipos de cancro. Num estudo, o ácido carnósico, o principal polifenol antioxidante do alecrim, combinado com vitamina D, aumentou a diferenciação das células e reduziu  a propagação das células cancerígenas da leucemia humana.

Prevenção do crescimento bacteriano- Descobriu-se que o óleo de alecrim é muito eficaz contra a bactéria E. coli e pode prevenir a formação de certos tipos de propagação de bactérias nos alimentos.

Protecção pulmonar- O extracto de alecrim tem provado em estudos ser bastante eficaz a eliminar as inflamações pulmonares.


Dicas de utilização

  • O alecrim encontra-se disponível nas formas, seco, em óleo ou fresco. Prefira o fresco.
  • Use alecrim para temperar carnes de aves, borrego, peixe, pratos de arroz, sopas ou legumes
  • Pode usar ainda para aromatizar vinho






Fonte da informação: 101 alimentos que podem salvar a sua vida de David Grotto 





1 comentário:

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.