Dicas e truques de poupança e não só

 Dicas e truques de poupança na cozinha

Evite comprar carne já embalada, é mais cara o quilo e fará com que gaste mais dinheiro. Por exemplo, no talho compre um frango inteiro e peça para tirar os peitos , ou faça-o em casa com uma boa faca, corte o restante frango em pedaços que poderá guisar, estufar, fazer com arroz, com massa,etc. Com o peito do frango pode também fazer bifes. Estará a comprar o peito de frango (geralmente o triplo do preço do frango por kg) ao preço do kg do frango.

Com os bifes de peru compre-os no talho também, já cortados e embalados são sempre mais caros o kg.

Experimente comprar asas de peru para assar no forno, são muito boas e bastante em conta.

Compre bacalhau já desfiado , pois conseguirá melhores preços. Experimente o paloco, em alternativa ao bacalhau é muito bom também e de sabor semelhante.

Opte por fazer em casa muitas das coisas que come, pois além da qualidade ser outra sairão muito mais em conta. Por exemplo rissóis, rolinhos de salsicha, pastéis de bacalhau, pizzas, etc.

Guarde o pão que não comeu, com pão rijo pode fazer sopas, entradas, sobremesas, pratos principais, etc. Pode também fazer pão ralado caseiro. Leve o pão ao forno no mínimo durante 20 minutos. Retire o pão e deixe arrefecer. Rale o pão na picadora e depois de ralado pode aromatizar com alho em pó, ervas aromáticas secas, queijo parmesão ralado, etc. Guarde o pão ralado em frascos bem vedados.

Pode fazer azeites aromatizados em casa bem como vinagres. Basta colocá-los em frascos bem vedados com o ingrediente que desejar, por exemplo vinagre aromatizado com alecrim, ou azeite aromatizado com manjericão.Estará a poupar dinheiro, pois os de compra são mais caros por serem aromatizados.

Também pode fazer vinagres aromatizados em casa. Use vinagre base de vinho branco ou de sidra e junte , por exemplo, mel, uma haste de alecrim, etc. Guarde no frigorífico em frasco esterilizado previamente.

Também pode fazer o seu piripiri em casa. Meia dúzia de malaguetas, sal, azeite e whisky. Triture tudo bem  de preferência num almofariz) e guarde num frasco em local seco e fresco. Este preparado dura muito tempo.  

Evite comprar refeições já preparadas, geralmente são caras e trazem pouca quantidade. Há refeições que pode fazer previamente para congelar como lasanhas, rissóis, pastéis de bacalhau, croquetes, rolinhos de salsicha, empadas, etc.

Use e abuse das conservas, para além de económicas as conservas são uma dádiva preciosa. Experimente vários tipos de atum em conserva, sardinhas, petingas, etc. Experimente por exemplo fazer um esparguete cozido e juntar sardinhas em molho de tomate. Uma refeição simples mas muito saborosa. Pode fazer o mesmo com uma lata de mexilhões em molho de tomate ou com atum.

Faça sopas. Começar uma refeição com uma sopa é mais nutritivo e sacia a fome para a restante refeição. Pode optar por comprar legumes, cortá-los e congelá-los em sacos, já com a mistura de legumes preparada.( por exemplo, espinafres, cenoura às rodelas, lombardo cortado, etc). Assim quando precisar é só retirar do congelador e pôr na panela e num instante terá uma deliciosa sopa cheia de legumes. Pode optar também por fazer caldos com coentros e alho e servir tipo açorda com pão e ovo escalfado.

Tenha sempre em casa produtos enlatados, económicos e que lhe permitam fazer refeições deliciosas e nutritivas. Feijão, grão, salsichas, atum, massa e arrozes permitem fazer refeições fáceis e baratas sem grande trabalho.

Para poupar na carne e no peixe para uma refeição para  família experimente cortar a carne ou o peixe em pedaços e fazer com arroz ou massa. Junte legumes e a refeição renderá mais do que se fizer só a carne ou o peixe. Por exemplo, se fizer só bifes terá de contar com um a dois bifes por pessoa, mais acompanhamentos. Se fizer um arroz de carne, por exemplo, pode reduzir a quantidade de carne e todos ficarão saciados.

Aproveite as sobras de comida. Para não repetir a mesma refeição faça uma nova com o que sobrou. Pode ver aqui muitas receitas com aproveitamentos: aproveitamentos.




Dicas e truques de poupança em casa

Sabia que pode fazer aromatizadores caseiros? Para aromatizar cortinados e outros tecidos coloque num frasco de spray uma porção de amaciador da roupa com um bom cheiro e encha o resto de água. Sempre que quiser usar basta agitar.

Para ter um aromatizador daqueles de pauzinhos arranje um frasco de vidro com boca pequena, encha com essência a gosto ( encontra-se à venda no celeiro por exemplo) , outra porção de óleo de amêndoas doces e coloque dentro do frasco espetos de madeira para espetadas. Deixe absorver os óleos e mude-os de posição. Verá que vão largando um agradável odor.

Para desentupir canos o melhor produto é uma porção de bicarbonato de sódio, misturado com água e vinagre. Mexa e deixe ferver. Deite nos canos entupidos, deixe actuar uns minutos e de seguida deite um jacto de água quente por cima. Resulta melhor que muitos produtos à venda.

Para desengordurar melhor a loiça coloque umas gotas de limão ou vinagre no seu detergente para a loiça, verá que desengordura mais facilmente a loiça.

Para poupar dinheiro nos sabonetes líquidos para lavar as mãos, leve ao lume 1 lt de água. Quando ferver junte 1 sabonete de glicerina  inteiro. Mexa até se dissolver. Desligue o lume, coloque em frascos e deixe arrefecer. Leve ao frigorífico durante um dia e está pronto a usar. Obtém 1 lt de sabonete liquido por menos de 1€.

Compre ervas aromáticas em vaso e tenha-as na janela, na varanda ou se tiver um pequeno pátio pode ter ainda mais espécies de plantas, como alfaces, espinafres, etc. Poupará bastante dinheiro com estas pequenas plantações. Pode usar as borras de café como fertilizante para as plantas. As borras de café são também muito boas para desentupir canos, pois agarram a sujidade. É só deixar correr água depois.



O Bacalhau


Como demolhar correctamente o bacalhau? 

Comece por colocar o bacalhau cortado às postas em água e demolhe por 10 minutos. Escorra o bacalhau, assim extrairá o máximo de sal, logo no inicio.  De seguida coloque novamente numa taça com água bem fria e leve ao frigorífico. Se se tratar de bacalhau grosso demolhe-o por umas 36 horas mudando a água cerca de 6 vezes. Para bacalhaus mais pequenos e menos grossos demolhe por 24 horas mudando a água de quatro em 4 horas.


Para congelar o bacalhau devidamente demolhado seque-o bem com um pano e envolva-o num saco ou em película aderente.


Segredos e truques sobre o bacalhau

Para saber a quantidade certa de bacalhau por pessoa para uma refeição conte com cerca de 200 a 250 g de bacalhau por pessoa.

Nunca deixe o bacalhau ferver quando o cozinha. A fervura prejudica o sabor do bacalhau e seca-o. O bacalhau deve ser sempre cozinhado em lume brando, sem deixar levantar fervura.

Aproveite as aparas do bacalhau para fazer pasteis  e não só.


Tempos de cozedura no forno para carnes ( minutos)( tempos indicativos)

Borrego - 25 minutos por cada meio kg
Pato- 20 minutos por cada meio  kg
Coelho- 25 minutos por cada meio kg
Porco- 30 minutos por cada meio kg
Frango- 20 minutos por cada meio kg
Peru- 15 minutos por  cada meio kg



Tempos de cozedura de legumes ( em minutos) - (Nota ( se tapar a panela pode apressar ainda mais a cozedura de qualquer alimento.)- Tempos indicativos  para legumes cozidos em água, ao vapor e na panela de pressão

Hortaliça / Legume      fervura na água   /    vapor      /   pressão
Abóbora  -                      20 – 25           25 – 30            8 – 10

Courgette -                      15 – 20            20 – 25             3 – 4

Alcachofra -                   35 – 45             n.aplicável         10 -12

Alho Francês                20 – 25                25 – 30            8 – 10

Espargo                        5 – 15                   7 – 15            2

Batata                           25 – 35                30 – 45            10 – 15

Batata Doce                 15 – 25                25 – 30              6 – 8

Beringela                       8 – 15                  15 – 20           n. aplicável

Beterraba                      45 – 90                 50 – 90           10 – 18

Brócolos                       8 – 25                   15 – 20             2

Cebola                          15 – 25               não aplicável         3        

Cenoura                        15 – 25                20 – 30                3 -  5


Couves                         15                       não. aplicável          5

Couve-Flor                   20 – 30               25 – 30                 10 – 15

Ervilhas                         8 – 20                 10 – 20                  2

Espinafres                     3 – 5                     5 – 10                  1            

Feijão Verde                20 – 40                 25 – 40                 1 – 3

Nabo 10 –                  20                           20 – 25                1 ½ -3

Couve lombarda         10                            10 – 20                 2





Tipos de arroz e suas utilizações ( fonte da informação)

Arroz carolino 
Muito usado e consumido em Portugal, o arroz carolino é o ideal para absorver o sabor dos condimentos e como tal muito bom para usar em pratos caldosos. O arroz Carolino, pertencente à espécie japónica, apresenta um grão com um comprimento superior a 6,0 mm e uma relação comprimento/largura superior a 2 e inferior a 3. É o arroz mais consumido em Portugal pelas suas características de confecção, já que consegue absorver os paladares dos ingredientes ou alimentos durante a preparação. Apresenta excelentes resultados na elaboração de pratos tipicamente portugueses. Exemplos, arroz de polvo, arroz de marisco, arroz de grelos, arroz de cenoura, arroz de tomate, arroz de peixe, etc.

Arroz vaporizado
Também muito usado em Portugal. Arroz que em casca ou película e após imersão em água, vaporização e secagem é submetido a laboração industrial, para ser preparado para consumo, e cujo amido se encontra totalmente gelatinizado É um arroz firme e dourado, rico em fibra e minerais que permanece solto mesmo após a preparação, não necessitando de especial atenção durante a cozedura.

Arroz Agulha
Pertencente à espécie índica, o arroz Agulha, apresenta um grão com um comprimento superior a 6,0 mm e uma relação comprimento/altura superior a 3. O arroz Agulha tem vindo a ganhar quota de mercado em detrimento do Carolino, por ser particularmente adequado ao consumo habitual nas casas portuguesas pela sua facilidade ao cozinhar, textura solta e agradável ao paladar. É ideal em guarnições ou pratos como arroz com cenoura, com ervilhas ou saladas de arroz.

Arroz Selvagem
Rico em nutrientes, pouco calórico e geralmente utilizado em misturas com o arroz branco. Também conhecido como Zizania ou Grão de Água, durante séculos foi o alimento básico dos Índios Chippewa. O seu grão, de maior comprimento e de cor escura, cresce de forma selvagem e natural em pequenas produções nas margens dos grandes lagos da América do Norte.

Arroz Basmati 
O arroz basmati (que significa “aromático excelente”) é cultivado nos vales do Himalaia, regado por água pura e fresca e considerado pelos especialistas como um dos mais seletos e agradáveis do mundo, pelo seu aroma intenso durante a preparação e o seu longo e delicado grão de brancura excecional.

Arroz integral
 O arroz integral é um arroz descascado e limpo, mas não branqueado. Uma vez que conserva a maioria do seu farelo, proporciona mais fibras, minerais e vitaminas que o arroz branco. Além disso, enriquece todos os tipos de pratos com o seu sabor característico.

Arroz Thai / Jasmín 
 Também conhecido como arroz “Thai” ou “Jasmin”, deriva da cultura tailandesa e é conhecido como um dos arroz mais agradáveis e aromáticos do mundo. O seu aroma natural e sabor único fazem com que seja um prazer para o palato.



Ervas aromáticas e suas utilidades na cozinha (fonte da informação )

Alecrim -
 O Alecrim combina na perfeição com carne de porco e aves, em assados de peixe, de carneiro, cabrito e vitela, em batatas assadas e linguiças.
Pode ser utilizado ainda em molhos e grelhados. De sabor fresco e doce, é recomendado no preparo de carnes, principalmente porco e carneiro e de batatas e manteigas aromatizadas.
  
Cebolinho - 
Usado para pratos de batatas, queijo leguminosas, sopas, carnes, assados, peixes, pratos com ovos, molhos ou sandes variadas.

Coentros -
Os Coentros combinam na perfeição com açordas, carne de porco e aves, em assados de peixe, de carneiro, cabrito e vitela, em batatas assadas e linguiças. Pode ser utilizado ainda em molhos e grelhados e prato com marisco.

Estragão - 
O sabor da folha do Estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante, com sabor similar ao Anis. Dá um toque inconfundível a saladas, pratos de peixe e de carne, molhos, azeites e vinagres. 
É usado para condimentar sopas, molhos, recheios, pratos de peixe, pratos de aves, carne de bovino assado e bifes. Acrescenta um óptimo sabor a omeletes, espargos, caranguejo e ovos cozidos.

 Manjericão -
O Manjericão pode ser adicionado a saladas, sopas, molhos, cordeiro, porco, pratos italianos, peixe, frutos do mar. Deve ser acrescentado no final do cozimento.
Delicioso em combinações com tomate fresco e queijo fresco ou mozarella.

Orégãos - 
De sabor forte e aromático, os orégãos combinam bem com tomate fresco, molhos à base de tomate, omeletas, assados e pratos de queijo. A erva fresca dá aos pratos um sabor completamente diferente, dado que tem uma sabor amargo mais acentuado do que os orégãos secos ou desidratados.

Poejo - 
O Poejo combina na perfeição com carne de porco e aves, em assados de peixe, de carneiro, cabrito e vitela, em batatas assadas e linguiças.
Pode ser utilizado ainda em molhos e grelhados e é frequentemente usado em caldeiradas de peixe, açordas e outros cozinhados.
O poejo é ainda muito célebre graças ao licor que se faz a partir da planta, o chamado Licor de Poejo  sobre o qual existem inúmeras receitas.

Salsa - 
O seu sabor é suave tornando-a numa das mais populares ervas aromáticas, é universalmente utilizada como tempero de imensos pratos. É usada em sopas, molhos, pratos de carne, de peixe, de marisco, omeletas e massas.

Tomilho - 
Frui de um aroma forte e intenso. De sabor picante, é uma erva aromática que resulta bem com a Salsa e a Salva. As suas flores e folhas têm função culinária. Salienta o sabor de outras ervas, sem no entanto intensificá-las em demasia. Esta erva aromática é considerada um substituto saudável ao sal, e é a erva perfeita para guisados e cozidos, pratos de carne, de peixe, sopas e molhos. 


Especiarias e os seus usos na cozinha 


Anis - Recheios de aves , porco assado, pães e biscoitos, compotas, cremes com leite e ovos e outras doçarias

Cravinho - Pratos de carne agridoces, caldos de carne e marinadas determinadas massas de bolos, broas de mel, compotas e algumas bebidas

Gengibre - Na cozinha chinesa e inglesa, sopas de peixe, biscoitos, compotas, cremes doces e misturas de especiarias.

Cardamomo - Carne de porco e de vaca assada, broas de mel, molhos com frutas, doces com chocolate.

Coentros ( em grão) - Pães de ervas, broas, compotas, carnes de porco assadas ou estufadas, marinadas, vinagres aromatizados, conservas de legumes.

Cominhos - Guisados, carnes de porco, alguns queijos e molhos à base de tomate.

Pimentas -  Quase todo o tipo de preparação culinária

Canela - Bolos, broas de mel, arroz - doce, compotas. chocolates, sangria e café

Nos - moscada - Molho béchamel , purés de legumes, purés de batata, carnes picadas , marinadas, alguns doces

Açafrão - Sopas, pratos de peixe, caldeiradas, arroz e alguns molhos

Caril - Peixe, moluscos, molhos, aves, pratos com ovos, arroz e massas.

Mostarda em grão -  Pastas de queijo fresco, carnes, marinadas, maioneses






Tabela de equivalências - Pesos e medidas (fonte da informação)

Líquidos



1 litro4 copos1.000 ml
1 chávena16 colheres de sopa0.240 ml
1 colher de sopa3 colheres de chá0.015 ml
1 colher chá1/3 colher de sopa0.005 ml
1 colher de sobremesa-0,007 ml
1 colher de café-0,002 ml




1 copo de qualquer líquido250 g
Óleo
1 colher de chá5 g
1 colher de sopa15 g
1 chávena160 g



Sólidos

Medidas de colheres:



Açúcar » 1 colher de sopa15 g
Chocolate em pó » 1 colher de sopa10 g
Manteiga » 1 colher de chá5 g
Manteiga » 1 colher de sopa15 g
Fermento » 1 colher de chá (rasa)5 g




Ovos » 1 unidade50 g



... Para 1 chávena de chá:

Ingredientes:Peso
Açúcar160 g
Arroz cru200 g
Amêndoas, nozes, castanhas140 g
Chocolate em pó90 g
Coco seco ralado80 g
Farinha de Milho150 g
Farinha de trigo120 g
Amido de Milho150 g
Manteiga230 g
Queijo ralado80 g




Tipos de azeite 

Virgem- obtido da primeira prensagem, sofre apenas processos mecânicos sem qualquer tratamento químico. O sabor é mais forte quanto maior é a acidez. Esta não deve ultrapassar a fasquia de 2%, em cada 100 g.

Extra virgem . De cor escura e sabor acentuado, é excelente para saladas e temperos. Obtido através de uma 2ª prensagem, tem um sabor menos acentuado.

Refinado - Obtém-se através da purificação do azeite virgem, possui características que são rectificadas através da refinação e a sua acidez não deve ser superior a 0,5%.

Azeite - Esta designação comercial resulta da mistura de azeite refinado com azeite virgem. A acidez não deve ultrapassar 1,5%.

 Como cozer e conservar feijão?

 Pode ler aqui tudo.

O que é panar?


Muitos são os alimentos que podemos comer panados,sendo o mais conhecido, o frango. Panar consiste em passar um alimento por ovo e pão ralado ou farinha. Em alguns casos, como o do frango, até se pode usar realmente os 3 ingredientes(ovo, farinha e pão ralado) para obter um panado mais crocante. Assim, a técnica é passar por farinha, ovo batido, e pão ralado e levar a fritar.

Para os panados ficarem bons convém que o óleo esteja bem quente, mas depois de introduzir os alimentos panados, deve baixar o lume, para que não torrem por fora e fiquem crus por dentro. Se fritar na fritadeira eléctrica a temperatura ideal é os 140/150º.

Na frigideira, o óleo está na temperatura ideal quando colocar um alimento e este começar de imediato a fritar, se o óleo não "borbulhar" ao colocar o alimento, retire e espere que aqueça mais.

Escorra sempre os fritos sob papel absorvente, para eliminar o excesso de gordura.


Grelhar /fritar carne

Quando grelhar carne de vaca tempere-a de sal só na altura de a grelhar. Assim evitará que seque. Para a fritar tempere de sal só depois de um dos lados da carne estar frito.

Quantidades de arroz

- Se tiver que cozinhar arroz para várias pessoas e não souber que quantidade cozinhar, conte com 50 g de arroz cru por pessoa, uma vez que o arroz duplica de tamanho.

Alourar alimentos

- Se precisar de alourar um empadão ou outro prato semelhante  e reparar que lhe faltam os ovos, experimente pincelar a superfície com leite e depois levar ao forno a alourar. O resultado é o mesmo.


Congelar castanhas

- Se quiser aproveitar a época das castanhas, para as congelar é muito simples. Basta dar-lhes um golpe, escalda-las em água fervente por 7 minutos, tirar a casca e guardar em sacos bem fechados. Depois é só congelar e tem-se castanhas para os cozinhados o ano todo.


Tirar a pele a pimentos assados

- Para tirar facilmente a pele aos pimentos quando os assa, experimente coloca-los dentro de um saco, depois de assados, feche o saco, agite-o um pouco e deixe-o no saco fechado uns minutos. Verá que a pele quase que sai toda sem ter de os passar por água pois o vapor do saco fechado actua na pele fazebdo-a sair com facilidade.


Bechamel rápido

- Sabia que pode fazer um bechamel rápido sem grande trabalho? Para tal basta por cada 200 ml de leite juntar uma colher de farinha maisena ( a frio)uma pitada de sal e noz moscada e levar a lume brando, sem parar de mexer. Depois é só juntar uma gema de ovo e já está.


O que é uma marinada ou marinar um alimento?


A marinada é uma técnica culinária que consiste em colocar os alimentos numa mistura de temperos, muitas vezes na forma líquida, antes de cozinhar. Os ingredientes podem ficar a marinar desde alguns minutos até várias horas.

O principal propósito da marinada é o de dar sabor aos alimentos· Muitos tipos de marinada, por possuírem ingredientes ácidos (entre outros), também actuam para tornar carnes mais macias e suculentas.

Originalmente, as marinadas também eram uma forma de conservação de alimentos, sendo um dos processos culinários mais antigos. A palavra marinada deriva do latim marinus (marinho), que se refere à água do mar ou outras soluções salinas que são usados para preservar alimentos há milhares de anos.


Pão do dia anterior

- Não deite fora o pão que sobrou do dia anterior. Com ele pode fazer entradas (bruschetas por exemplo, ou pão de alho),croutons para acompanhar uma sopa, açordas, sopas de pão, pudins de pão, etc.


Conservar queijo parmesão em pó

- Se tiver uma embalagem deste queijo a estragar-se, experimente congela-lo. O queijo não ganha qualquer tipo de gelo, mantém-se solto mas não se estraga.

Salsa e coentros

- Para conservar a salsa e os coentros por mais tempo pode corta-los finamente,colocar numa caixa hermeticamente fechada e congelar.


Sopas

- Pode fazer uma base para sopa com cenoura,batata,cebola e depois de triturada, pode congelar. A partir desta base, que descongela no próprio dia, pode fazer as mais variadas sopas. Para tal basta juntar,por exemplo, ervilhas, feijão verde, alface em juliana, couve lombarda, feijão manteiga, etc.


Cozer camarão


- O camarão deve ser cozido com uma cebola com casca para que ganhe o tom alaranjado. Deve ser retirado da água cerca de 3 a 5 minutos depois da água ferver e imediatamente colocado no congelador ou numa taça com gelo. Isto fará que o camarão fique rijo.


Panados

- Experimente fazer panados com farinha de milho.  Peixe ou carne,ficam mais estaladiços e secos. Pode aromatizar a farinha com salsa, alho, raspa de limão,queijo ,etc.


 Molhos de tomate

- Quando fizer um prato no qual o tomate cozinhado é o ingrediente principal,experimente colocar uma colherzinha de café de açúcar para cortar a acidez do tomate,principalmente,receitas com molhos de tomate.


Fritar alimentos em manteiga

- Quando fritar um alimento em manteiga(por exemplo bifes) adicione um fio de óleo para que a manteiga não queime. Pode aromatiza-la também, batendo a manteiga com raspa de limão,salsa e alho, por exemplo. Pode fazer esta mistura em maior quantidade e guardar no frigorífico embrulhada em papel vegetal.


 Maionese caseira

- Pode conservar maionese caseira por 2 ou 3 dias se a colocar num frasco de vidro com a tampa bem fechada e guardar no frigorífico.

 
Omeletas

- Para obter uma omeleta mais leve separe as gemas das claras. Misture os restantes ingredientes ás gemas,bata as claras em castelo e envolva depois as claras batidas na mistura das gemas.

 

 Massas

- Quando cozer massa adicione-lhe um pouco de gordura(azeite ,óleo ou manteiga ) para que a massa fique solta e não se una.


 Batatas fritas estaladiças.

- Quando fizer batatas fritas, coloque-as em água, para que percam o seu amido e não mudem de cor.
- Para que fiquem  mais secas e estaladiças acrescente vinagre à agua,bem como uma pitada de sal. Depois retire-as da água, seque-as com um pano ou papel absorvente e frite-as em óleo bem quente.


 Doces caseiros

- Aproveite as frutas da época para fazer doces ,geleias e compotas caseiras.
- Se um doce ficar demasiado consistente, leve-o novamente ao lume com água e deixe-o ferver.Obterá um doce com a consistência desejada.


Como fazer um refogado?

1- Os ingredientes base de um refogado são geralmente o azeite(ou outra gordura a gosto), a cebola, o alho e o tomate.

2- Para fazer um refogado deve começar por picar finamente a cebola, o alho e o tomate, retirando a este as sementes e a pele. Pode usar tomate congelado ou polpa de tomate.

3- A cebola, o alho e o tomate picados vão a refogar em azeite, em lume brando, até a cebola ficar translúcida e obtermos uma espécie de polpa desta mistura.

4- De seguida é só acrescentar caldo, água ou vinho, consoante a receita e neste preparado, cozinhar os alimentos.


- O que é um estufado?

Um estufado é uma forma de confeccionar os alimentos, que consiste essencialmente em cozinha-los com pouco liquido, pouca gordura e em lume brando(lento).Para tal usa-se a cebola que larga liquido , bem como tomate, e/ou outros legumes que larguem liquido suficiente que permita a cozedura dos alimentos, sempre em lume brando. O molho fica, geralmente, bastante apurado.Carnes estufadas ficam sempre muito boas: vaca, borrego, etc


- Em que difere essencialmente um estufado de um guisado?

1- Um guisado inicia-se com um refogado. Um estufado não.

2- Leva mais caldo que o estufado, que não leva quase liquido nenhum, aproveitando-se o liquido proveniente de legumes como a cebola e o tomate.

3 - O guisado pode-se cozinhar em lume normal, o estufado é confeccionado em lume brando

4 - O molho nunca é tão apurado quanto o de um estufado


Vinagres

 Com um nome que significa literalmente " vinho acre" o vinagre é um liquido bastante ácido, resultante da fermentação do vinho ou de qualquer outro substrato alcoólico. Conhecido desde a antiguidade , o vinagre era muito apreciado pelos romanos. Dos vários tipos de vinagre disponíveis ( vinho, cidra, jerez, framboesa, arroz , malte ou balsâmico)  estes são os favoritos aos temperos de deliciosas saladas, mas também fazem parte de conservas e mostardas. Por outro lado o vinagre pode ser usado em preparações culinárias como marinadas ou molhos agridoces .


Passas 

Quer sejam de Esmirna, de Málaga ou de Corinto , as passas resultam da secagem de uvas de mesa doces. As passas de Ermina, de origem Turca, são pequenas, sem grainhas, de cor dourada e sabor delicado. As de Málaga são arroxeadas, menos doces e maiores e as de Corinto que são castanhas - escuras , sem grainhas e de sabor particular, às quais estamos mais habituados. as aplicações culinárias são diversas: desde bolos e pudins, massas, recheios de aves e pratos salgados como o couscous, as tagines ou arrozes.


Tomate

Diz o ditado que " Na época do tomate não há cozinheiras ruins". este ditado atesta bem a importância do tomate na culinária portuguesa.  introduzido na Europa por volta de 1550, o tomate que, durante muito tempo foi considerado uma planta ornamental e venenosa, popularizou-se na Europa no séc. XVIII , mas desde então impôs-se e conquistou o nosso país e a Europa. Em saladas, sopas, refogados, arrozes ou assados, o tomate marca a sua presença.


Cenoura

" A cenoura faz os olhos bonitos" . Diz o ditado que a cenoura faz bem aos olhos. Sendo uma raiz comestível e de sabor adocicado e de cor laranja , inicialmente era de tom amarelado até à época da Renascença. A planta foi progressivamente melhorada, até aparecer nos mercados a meio do século XIX com a cor e aspecto que hoje conhecemos. A especial riqueza da cenoura em carotenos está na base do dito ditado popular , visto que estes composto são ricos em vitamina  A , um reconhecido nutriente importante na visão.






11 comentários:

  1. Que boas dicas ! parabéns pelo blog.
    Eu também tenho um blog, gostava muito que fosse visita-lo:
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
    Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada! è bom poder ajudar. vou j´s aver o seu blogue. bjos

      Eliminar
  2. Este Blog até para nós homens é bom, finalmente vou aprender a cozinhar e a comer bem :-))!!!Obrigado!
    Apenas um pedido sempre que possivel coloque o preço da refeição tal como fez em algumas receitas , mesmo que seja calculado por si o mais aproximado possivél, ajuda muito a poupar nas compras porque assim quando vou ao supermercado vou com uma lista com o valor que posso gastar, de acordo com o preço de cada refeição e nunca ultrapasso o meu limite.Porque considero saudavél para todos nós que se leve uma lista de compras, mas mais importante para mim é saber quanto é que ela vale para puder adapta-la o melhor possivel ao orçamento familiar antes de ir para o supermercado, porque isto de andar de calculadora na mão a somar preços cansa.Preço médio, económico ou despendioso não ajuda muito, porque não se fica com uma ideia de valor, 10 euros pode ser médio para si, mas para mim pode ser despendioso.Continuamos a precisar de pessoas que sabem cozinhar e queiram ensinar quem mais precisa, sempre com a vertente "Low-Cost",porque a crise de algumas pessoas é mesmo muito real.Já agora e abusando um pouco, adorei a sugestão de salsichas de aves, por vezes o que é menos saudável também existe em versões saudaveis, mais e muitas sugestões dessas (desde que economicas) serão sempre bem-vindas.

    Obrigado.
    Pedro Nascimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro. Obrigada pelas palavras e pelas sugestões que me parecem boa ideia. Vou tratar de colocar os preços indicativos em todas à medida que for tendo tempo, pois tenho receitas publicada desde 2009. Espero que encontre aqui sugestões que o ajudem a cozinhar e a comer bem e de forma económica, como cada vez mais necessitamos de fazer.

      abraço

      Vânia

      Eliminar
  3. Obrigado Vania!

    A lista dos tempos é sem duvida uma ajuda muito grande, agora sim considero que este seu blog tem tudo para ser o meu curso de culinária gratuito, facil e caseiro.Ao meu ritmo e com o objectivo de agradar á minha filha de 6 anos e faze-la comer tudo aquilo que ela diz que não gosta sem nunca ter provado.

    Obrigado e continue o bom trabalho! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Se precisar de mais alguma coisa é só dizer, dúvidas, ideias e sugestões ajudam sempre a melhorar este blog. beijinhos

      Eliminar
  4. Andava a procura de dicas de como congelar as castanhas para aproveitar as q comprei na promoção do Continente, e encontrei este blog q já está nos favoritos ;)

    ResponderEliminar
  5. Bem, que excelente blog!
    Tem tudo o que precisamos! Fantástico! Estou mesmo abismado com a qualidade do blog, da informação! Excelente! Muitos e sinceros parabéns! Espero que continue assim! Vai ficar nos meus favoritos!

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns! O seu blog é excelente, aborda temas simples, que são uma ajuda preciosa no dia a dia. Adorei a ideia da horta em vasos e vou experimentar. O menu do Natal também está a ser inspirado nas suas receitas.
    Obrigada por partilhar os seus preciosos conhecimentos!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.